
Comece sua Carreira: Inscrições Abertas para o Programa de Estágio 2025.1!
Estudantes de graduação e pós-graduação em Direito têm a oportunidade de participar do Programa de Estágio 2025.1, que é oferecido em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). As inscrições podem ser realizadas até o dia 2 de maio deste ano.
As vagas estão divididas entre dois núcleos de atuação: o Laboratório de Práticas Jurídicas Eleitorais e o Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS). Ambos estão situados no Escritório de Prática Jurídica da Universidade de Fortaleza (Unifor) e têm como objetivo oferecer uma experiência que combina a prática jurídica tradicional com inovações no campo do Direito.
Para os estudantes de graduação, há uma vaga disponível em cada núcleo, além de um cadastro de reserva. Já para os alunos de pós-graduação, são oferecidas duas vagas no Laboratório de Práticas Jurídicas Eleitorais e uma no LIODS, também com a formação de cadastro reserva. Os estagiários receberão bolsas mensais de R$ 1.302,00 para graduação e R$ 2.343,25 para pós-graduação, além de auxílio-transporte para os graduandos. A carga horária será de 20 horas semanais para graduação e 25 horas para pós-graduação, com duração do estágio de seis meses, podendo ser prorrogável por até dois anos.
Para os candidatos de graduação, é necessário estar cursando, no mínimo, o 6º semestre do curso de Direito e ter uma média geral igual ou superior a 7. Além disso, é importante ter aprovação em disciplinas como Direito Constitucional, Direito Processual Civil e Direito Eleitoral. Por sua vez, os candidatos à pós-graduação devem estar matriculados em cursos da Unifor nas áreas de Direito Eleitoral, Constitucional, Processual Civil, Administrativo ou Penal.
As inscrições requerem a apresentação de alguns documentos, como histórico escolar e comprovações de matrícula, e o não cumprimento dos requisitos pode resultar na eliminação do processo seletivo. Os candidatos também não podem estar exercendo atividade advocatícia, ter vínculos com partidos políticos ou já ter realizado estágio no TRE-CE no mesmo nível acadêmico.
A seleção dos candidatos envolverá a análise de documentos e a realização de uma prova objetiva, marcada para o dia 30 de maio, que contará com 50 questões relacionadas a disciplinas como Direito Eleitoral, Administrativo e Penal. Os resultados da seleção, incluindo gabaritos e classificações, serão divulgados entre 7 de maio e 12 de junho, com início das atividades previsto para 16 de junho.
Se você se interessou e deseja mais informações ou deseja se inscrever, acesse os links disponíveis para as inscrições de graduação e pós-graduação e o edital de seleção. Essa é uma excelente chance para aqueles que buscam vivenciar na prática os ensinamentos da faculdade e ampliar seu conhecimento nas diversas áreas do Direito.